Revisão das 50 horas aumenta vida útil da suspensão
A revisão evita desgastes maiores e prolonga a vida útil do componente, ensina Ulisses Dupas
Pequenos cuidados podem acrescentar muitos anos de vida para a suspensão dianteira. Observar as recomendações do fabricante e fazer a manutenção preventiva são essenciais para garantir longevidade a esse componente fundamental para a boa performance de qualquer mountain bike.
Em geral, as marcas consagradas recomendam a primeira revisão após 50 horas de uso. Essa quantidade de horas equivale a aproximadamente seis meses de uso por um ciclista que pedala com frequência.
“Mesmo as bikes que ficam paradas por longos períodos também devem passar pela revisão das 50 horas, pois os retentores podem estar trincados pelo ressecamento natural do material e abrir caminho para a sujeira no interior da suspensão”, avisa Ulisses Dupas, mecânico e especialista em suspensão.
Dupas é responsável pela Conexão Brasil – Oficina Conceito, assistência técnica autorizada das marcas RockShox, X-Fusion e Marzocchi, além de central de serviços da Fox, Cane Creek e Manitou.
Na prática, a revisão de 50 horas é uma manutenção preventiva que inclui a substituição dos retentores e anéis de vedação, além da limpeza e lubrificação das canelas e da parte inferior da suspensão. Algumas suspensões trabalham com uma pequena quantidade de óleo dentro das canelas, nesse caso o óleo é trocado.
Todas as marcas oferecem um kit de reparo para essa revisão com retentores e anéis de vedação. Muitas bike shops e revendedores autorizados oferecem o kit para venda. Consulte o site do fabricante e faça contato com o revendedor autorizado no Brasil para sua marca de suspensão.
O preço dos kits variam de R$ 90 a R$ 230, dependendo do modelo e da marca e Dupas tem kits para praticamente todas as marcas importadas. O investimento vale muito a pena, considerando que há suspensões de elevado preço que chegam fácil aos R$ 8 mil. O valor da mão-de-obra da manutenção varia de R$ 200 a R$ 300, dependendo da cidade e da região do País, e normalmente inclui os lubrificantes.
Canelas sensíveis
Exemplo de hastes riscadas de forma irreparável e condenadas
Retentores danificados permitem a entrada de água e partículas de areia e terra que ficam alojadas na bucha deslizante e, consequentemente, aceleram o desgaste do metal das hastes, que são a parte mais sensível de uma suspensão. Uma vez riscadas, estão condenadas à sucata, pois os riscos permitem o vazamento de ar e inutilizam a suspensão.
Nessa primeira revisão, o mecânico especialista vai identificar esses e outros eventuais problemas que podem danificar de modo irrecuperável a suspensão.
Trincas por ressecamento no retentor de uma suspensão 2013 com cerca de 2.500km rodados
“Muitas vezes, na primeira revisão os retentores já estão ressecados e trincados e o óleo interno está sujo e contaminado, perdeu as propriedades ou já secou por vazamentos. Se não for feita a manutenção preventiva, a suspensão será condenada em questão de meses”, explica Dupas.
HASTES SEMPRE LIMPAS
Enquanto não chega o momento da primeira revisão preventiva, o ciclista deve seguir algumas recomendações básicas para evitar o desgaste prematuro da suspensão. A principal atenção é com a limpeza das hastes na parte visível das canelas, que devem ser limpas com um pano seco após cada pedalada.
Enquanto não chega o momento da primeira revisão preventiva, o ciclista deve seguir algumas recomendações básicas para evitar o desgaste prematuro da suspensão. A principal atenção é com a limpeza das hastes na parte visível das canelas, que devem ser limpas com um pano seco após cada pedalada.
“O barro que fica preso junto aos retentores vai secar e o próprio movimento de sobe e desce da suspensão vai tragar a sujeira para dentro”, diz Dupas. A sujeira funciona como um abrasivo que desbasta o material e danifica de maneira irreversível as hastes. Após pegar barro, é recomendado que o ciclista limpe a região das canelas assim que for possível para evitar o ressecamento da lama.
Use uma espátula para afastar os lábios e manter essa área sempre limpa
Outro macete é limpar ao redor dos retentores com uma espátula de nylon (vendida nas lojas de equipamentos odontológicos), levantar os lábios dos retentores e aplicar algumas gotas lubrificante Finish Line Cross Country ou óleo 15W.
MÃOS À OBRA
Esse serviço exige experiência avançada em mecânica e ferramental especializado. É recomendado que essa manutenção seja feita por profissional treinado e qualificado. Além do ferramental, é necessário o uso de lubrificantes e materiais de limpeza específicos.
Esse serviço exige experiência avançada em mecânica e ferramental especializado. É recomendado que essa manutenção seja feita por profissional treinado e qualificado. Além do ferramental, é necessário o uso de lubrificantes e materiais de limpeza específicos.
“A maioria das suspensões trabalha com ar ou nitrogênio pressurizado em seu interior e existem riscos para o mecânico que não tiver o treinamento técnico e nem o ferramental adequado”, diz Dupas.
Para essa reportagem, o modelo escolhido foi uma RockShox Sid Brain 29er, de funcionamento a ar e óleo, de 90mm de curso e com regulagem do retorno no mesmo botão da trava automática do sistema Brain. A suspensão é original de uma Specialized Stumpjumper Marathon 2013 com cerca de 2.500km rodados em estradas de terra com piso batido. Todas as fotos são reais do produto aqui descrito.
Atenção: A revisão de algumas suspensões com banho de óleo aberto (alguns modelos Marzocchi e Fox por exemplo) devem ser feitas somente em oficinas autorizadas pela marca.
“Cada marca e modelo de suspensão tem suas particularidades, mas o princípio é sempre o mesmo: limpar, examinar o desgaste das canelas, trocar vedações e lubrificar com graxa e óleo apropriados para cada modelo”, explica Dupas.
A manutenção preventiva exige algumas ferramentas e produtos especiais
Além do kit original de reparo para o modelo específico da suspensão, serão necessárias ferramentas como martelo e tarugo de nylon, chaves Allen e Torx de diversos tamanhos, além de uma seringa graduada e com uma mangueira na ponta (feita em casa mesmo), graxa especial Slickoleum, óleo lubrificante 15W especial para suspensões e álcool isopropílico para limpeza que pode ser encontrado em casas de artigos eletrônicos.
É desejável também outros equipamentos como cavalete para segurar a suspensão, compressor para limpeza etc.
Mecânicos mais experientes são capazes de fazerem essa revisão sem retirar a suspensão do quadro, outros preferem retira-la totalmente e trabalhar com mais liberdade na bancada. Com a suspensão fora é possível limpar e lubrificar com graxa especial de Teflon a caixa de direção e a espiga antes da reinstalação.
O tempo estimado para essa manutenção é de 1h30 a duas horas de serviço.
Imagem real de uma RockShox Sid Brain com 2.500km rodados. É possível ver a sujeira acumulada nos retentores e na espuma que funciona como filtro de sujeira
Detalhe da sujeira acumulada no interior dos retentores
A limpeza das buchas deslizantes e também no interior das canelas é feita com álcool isopropílico. O interior pode ser limpo com um pano enrolado em uma vareta
Depois da limpeza a suspensão ganha novos retentores e anéis de vedação do parafuso de fixação. As espumas brancas são embebidas com óleo 15W e ajudam na retenção da sujeira. A parte interna do retentor é lubrificada com graxa especial como a Slickoleum
A montagem deve observar rigorosamente o torque indicado pelo fabricante. Depois de pronta é só calibrar na pressão indicada para o peso do ciclista
A próxima revisão recomendada será a de 100 horas de uso e que deve ser feita pelo menos uma vez por ano.
A manutenção das 100 horas é mais completa, com a remoção e limpeza dos cartuchos de óleo e de ar e substituição das vedações internas, retentores além de outras verificações.
A manutenção das 100 horas é mais completa, com a remoção e limpeza dos cartuchos de óleo e de ar e substituição das vedações internas, retentores além de outras verificações.
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